Fotografia still, popularmente conhecida como fotografia de ecommerce, mas vai além desse rótulo.
Podemos definir como still toda fotografia de produtos e objetos, além daqueles lindos pratos exibidos nos cardápios dos restaurantes.
Vamos tomar como exemplo um anel ou outro objeto reflexivo que esteja a sua volta. A grande dúvida é, como ter uma fotografia still que demonstre toda a qualidade do produto, que apresentará a textura, cor, brilho e todo o glamour da peça? Lembre-se que essa imagem deverá representar justamente esse produto, porém, para possíveis compradores que estarão atrás das telas de computadores e celulares, visualizando um catálogo impresso ou até mesmo em uma divulgação editorial ou publicitária, mas que não conseguem sentir o produto com o toque das mãos.
A fotografia still é produzida em estúdio, com equipamentos e iluminação profissionais. É muito diferente de uma fotografia de ambiente, casamento, festas e etc.. Essa fotografia exige outros tipos de técnicas e muito tempo, como domínio de brilho, sombra, posicionamento e pequenos detalhes que farão toda a diferença na imagem final. Após a captação da imagem que muitas vezes exige uma renderização (junção de diversas imagens para formar o resultado final), a imagem passa por uma pós produção, path (recorte) e muito tempo dedicado ao tratamento dependendo da imagem.
Se você depende da venda desse produto, aprenda a apresentá-lo de forma impactante. Afinal, ele é o ator principal e se o ingresso não for vendido não paga o show.
Com toda certeza você deve ter passado pela experiência de observar um produto em algum ecommerce qualquer e abandonou o carrinho por insegurança, pois não conseguiu visualizar os detalhes do produto pelas imagens em destaque. As taxas de abandono de carrinhos em uma loja virtual são gritantes e esse é um dos principais motivos. Ninguém compra com insegurança. Entre comprar em um lugar que te passe segurança e outro que te passe insegurança, garanto que mesmo com uma diferença nos valores, você irá preferir ficar com a primeira opção.
A fotografia still se torna um conteúdo tão importante quanto a descrição do produto. Ambos devem caminhar juntos.
Se você planeja vender o seu catálogo de produtos em marketplace, saiba que é uma exigência apresentar o produto em still fundo banco com uma resolução mínima de 1200×1200.
Uma boa fotografia still em seu catálogo online, pode ser o fator decisivo para a seleção do produto e finalização da compra, além de reduzir as solicitações de troca por arrependimento, o que no fim das contas representa: economia, ganho $, fidelidade e um portfólio de produtos provocante e de dar inveja na concorrência 🙂
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